Habeas corpus
STJ

Organização Criminosa: A complexidade da investigação não justifica por si só a demora no oferecimento da denúncia.

Ministro:

ROGERIO SCHIETTI CRUZ

Turma:

6º Turma

Data:

2023-12-04

Tema:

Liberdade restabelecida após acordão que deu provimento ao RESE interposto pelo Ministério Público Estadual.

Crime:

Organização Criminosa - Tráfico de Drogas - Associação ao tráfico - Lavagem de Dinheiro

Palavras Chaves:

Relaxamento da prisão - inércia injustificada do Parquet quanto ao oferecimento da denúncia - recurso em sentido estrito - prisão preventiva decretada em 2º grau - habeas corpus substitutivo - complexidade da investigação não constitui fundamento idôneo para justificar a demora no oferecimento da denúncia - ausência de fatos novos - liberdade restabelecida.

Contexto do caso:

O paciente foi preso preventivamente – acusado da prática dos delitos previstos nos arts. 2º, §2º c/c § 3º da Lei nº 12.850/2013, 1º da
Lei nº 9.613/1998 e 33, 35 e 40, V, da Lei nº11.343/2006 – e que, diante de excesso de prazo para o oferecimento da denúncia, teve a custódia relaxada pelo Juízo de primeiro grau. A Corte de Origem deu provimento ao recurso em sentido estrito interposto pelo Parquet, ocasião na qual foi novamente decretada a constrição provisória do réu.
A defesa postulou a soltura do paciente, asseverando que não estavam presentes os requisitos necessários para a decretação da prisão preventiva, reafirmando que a decisão do juízo singular teria sido acertada ao relaxar a prisão, especialmente porque não houve apenas inobservância do prazo para oferecimento da denúncia, mas também porque o Parquet limitou-se a invocar a complexidade da investigação e não apontou justificativas para a demora na conclusão das investigações. Ordem concedida.

Edson Jorge Batista Júnior

Edson Jorge Batista Júnior

Autor

Você não está logado
como membro da MindJus

Caso seja membro faça login abaixo ou torne-se um membro: