Habeas corpus
STF

APLICAÇÃO DO TRÁFICO PRIVILEGIADO A ACÓRDÃO QUE TRANSITOU EM JULGADO ANTES DA CONSOLIDAÇÃO DO TEMA REPETITIVO 1139/STJ. PRESUNÇÃO CONSTUCIONAL DA INOCÊNCIA.

Ministro:

GILMAR MENDES

Turma:

2ª TURMA

Data:

2024-11-18

Tema:

TRÁFICO PRIVILEGIADO

Crime:

TRÁFICO DE DROGAS, ART. 33, CAPUT, DA LEI 11.343/06

Palavras Chaves:

#RHC #TRÁFICOPRIVILEGIADO #RETROATIVIDADE

Contexto do caso:

O paciente foi condenado em 1ª instância como incurso no art. 33, §4º, da lei 11.343/06. Interposto recurso de apelação pelo MP, requerendo o afastamento da benesse, pois o paciente respondia a ações penais, o TJ/BA reformou a sentença, afastando a benesse e aplicando a condenação do caput, além de fixado o regime inicial FECHADO.
Impetrado HC substitutivo de revisão criminal ao STJ, fundamentando que houve violação a jurisprudência da época do trânsito e julgado, bem como que 03 (três) dias após o trânsito em julgado da apelação, houve a consolidação do tema repetitivo 1139/STJ, que vedou o afastamento do privilégio por ações penais em curso.
Ao final, a ordem restou denegada, pois segundo o ministro, a jurisprudência não retroage.
Interposto RHC ao STF, fundamentando que a época o próprio STJ já adotava o entendimento do tema repetitivo 1139, bem como o STF já consolidava tal entendimento, pois entendia que violava o princípio da presunção da inocência.
RHC provido LIMINARMENTE.

Hiarley Do Valle

Hiarley Do Valle

Autor

Você não está logado
como membro da MindJus

Caso seja membro faça login abaixo ou torne-se um membro: